Mensagem da Presidente

Caro(a)s Amigo(a)s,

O Programa de Orçamento Participativo da Freguesia da Penha de França está na sua terceira edição. Iniciado em 2016, está já sedimentado na população e na comunidade escolar.

O POP Penha teve em 2017 um crescimento impressionante. Um aumento que revela bem a importância que os cidadãos dão à participação cívica nos destinos da sua Freguesia. É muito relevante que aqui, na nossa Penha de França, haja consciência que a voz de quem cá reside não se esgota nos períodos eleitorais. Contributo que – no caso dos orçamentos participativos – foi alargado a quem trabalha, estuda ou exerce funções cívicas na Penha.

Neste novo mandato, procuramos dinamizar o POP Penha e o POP Escolas com um novo site que tem mais funcionalidades e é mais seguro, construído na plataforma Empatia – um projeto nascido em Portugal e que é utilizado por vários municípios europeus nos seus orçamentos participativos.

Mas há mais novidades. Reforçamos o número de sessões públicas do POP Penha, abertas a todos os interessados, onde o orçamento participativo é explicado, há computadores para se poder apresentar propostas, ou, mais à frente no processo, poder votar nas ideias preferidas.

Está tudo preparado para que 2018 seja um ano marcante na participação cívica da nossa Penha de França. Contamos consigo?